Enzimas - Relação entre Forma e Função (Chave-Fechadura)
As enzimas possuem uma atividade altamente específica com seus substratos, não se ligando a qualquer outra molécula. Assim como é caso de uma chave com sua fechadura.
O local de encaixe em uma enzima é chamado de centro ativo. É nele que o substrato vai se encaixar para que ocorra reação.
Quando, por exemplo, a molécula de sacarose se encaixa na enzima sacarase, ocorre a formação do complexo enzima-substrato, onde a ligação glicosídica é quebrada, resultando em uma molécula de glicose e uma de frutose. Portanto odissacarídeo (sacarose) foi quebrado em 2 monossacarídeos (glicose e frutose) pela ação da enzima sacarose.
O nome das enzimas depende do nome do substrato + o sufixo –ase, como o substrato era a sacarose, o nome da enzima é sacarose. As enzimas que digerem proteínas são chamadas proteases, que digerem lipídios são as lipases e assim por diante.
Além de atuar na quebra de moléculas, as enzimas também podem atuar na união de moléculas, como a união de moléculas de glicose para a produção de amido em uma planta, formando longas cadeias de amilose e amilopectina.
Algumas enzimas atuam nas ligações químicas modificando uma substância em outra.
As enzimas podem ter sua atividade inibida por algumas substâncias químicas, como o íon cianeto. Algumas inibições são irreversíveis e podem levar a morte celular. Algumas inibições são reversíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário